1. A primeira coisa que deverá saber é o significado de cada um dos comandos do câmbio automático, assim tem as seguintes opções:
    • P – Park: esta posição bloqueia as rodas de tração, daí ser utilizada para estacionar, para dar a partida e desligar o motor do automóvel.
    • R – Reverse: esta posição apenas deve ser colocada com o carro parado e é utilizada quando o condutor pretender fazer marcha-à-ré.
    • N – Neutral: o chamado de ponto morto ou neutro. Com este comando o carro fica com todas as rodas livres e nenhuma marcha engatada. Pode utilizar esta posição para dar a partida ou para desligar o automóvel, não bloqueando as rodas de tração.
    • D – Drive: tal como o nome indica, esta posição serve para andar com o carro para a frente e é utilizada na maior parte do tempo. Ao colocar a alavanca nesta posição, seria como se estivesse a colocar a 1ª mudança, sendo as seguintes colocadas à medida que a velocidade/rotação aumenta.
    • 4-3-2-1 (L): estas posições são utilizadas para efetuar o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é utilizado em situações extremas, em que o carro troca várias vezes de uma marcha para a outra, impedindo que o carro troque as marchas automaticamente. Por exemplo, se estiver declive acentuado, ao colocar a alavanca na posição 2, estará a impedir o veículo que troque automaticamente para a posição 3.
  2. No momento de acionar a ignição de um carro com câmbio automático, lembre-se que é necessário primeiro pisar o pedal do freio para libertar o engate e mudar a alavanca da posição P (estacionar) para a posição D (dirigir) e só depois soltar o freio de mão.
  3. Quando quiser colocar na posição R (marcha-à-ré) o carro deverá estar totalmente parado e só depois poderá acionar este comando.
  4. Se estiver a subir um declive muito íngreme, deverá colocar a marcha 1 ou L (Low), uma vez que é a marcha de maior força. Caso contrário, se estiver descendo uma descida muito comprida, deverá manter sempre na posição D, pois mantém accionado o freio do motor.
  5. Lembre-se que quanto mais acelerar, mais o carro vai aumentar de velocidade e mudar as marchas no momento exato.

 

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